Conheça a história da
S2L Software e Sistemas
No final da década em que as empresas em Portugal começaram a informatizar as tarefas administrativas mais básicas e que se assistiu a um definhamento dos sistemas fechados, com sistemas operativos e programas proprietários, um grupo de jovens inconformados e corajosos uniram-se numa visão de desenvolvimento de um software de gestão que permitisse às empresas uma gestão mais facilitada e eficaz. Estávamos em 1990 e assim nasceu a S2L.
Ainda nesse ano, foi feita a primeira apresentação do software e o consequente negócio de software de gestão. Essa empresa, primeiro cliente, ainda hoje trabalha com o software desenvolvido pela S2L, muito embora com nova gerência que substituiu o saudoso dono.
Na primeira metade da década de 90 a aposta foi no desenvolvimento de novos módulos permitindo que o software de gestão abrangesse as diferentes áreas das empresas dos nossos clientes. Com o desenvolvimento em COBOL, linguagem mais usada para desenvolvimento de aplicações de gestão, alargamos também para setores de atividade com necessidades operacionais mais específicas, como o caso de adegas e empresas de recolha e transformação de produtos lácteos.
Desde a sua génese que o software SLSoft incluiu vários mecanismos inovadores de adaptação às necessidades dos clientes. Destes realço o menu e as listagens configuráveis pelo utilizador. Estes elementos deram a maleabilidade o software que os utilizadores tanto apreciaram.
Eis que, na aproximação à passagem para o século XXI surge o famoso bug do milénio. Resumidamente o bug do milénio consistiu na dificuldade dos sistemas de processar o ano 00 resultante da utilização, praticamente universal, dos últimos dois dígitos do ano para o representar, assim, a data de 01 de janeiro de 2000 seria representada por 01/01/00.
Tal como todas as software house tivemos necessidade de rever e corrigir as várias centenas de milhares linhas de código que nessa altura já compunham a nossa gama de software.
Foi nessa altura que a S2L substituiu todo o software instalado nos clientes por uma nova versão, que além de responder a este problema tinha também novas funcionalidades e algumas melhorias no seu aspeto gráfico.
No início do século a utilização do software de gestão começa a expandir-se para as diferentes áreas da empresa, deixando definitivamente de estar confinado ao escritório. É nesse contexto que começamos a desenvolver o software de gestão documental. Este software foi apresentado ao público em 2002 no grande evento, FORTECH, que a S2L promoveu em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu.
Nesta altura começou a ser notório que a linguagem de desenvolvimento COBOL, que suportava o nosso software de gestão, demorava a adaptar-se aos novos paradigmas da computação quer seja ao desenvolvimento para ambiente gráfico quer seja a utilização de bases de dados relacionais.
Já nas novas instalações que a S2L passou a ocupar em finais de 2001 e com o objetivo de testar a nova ferramenta de desenvolvimento, foi desenvolvido o software de POS que teve a sua primeira instalação no final de 2003. Em 2004 e com o mesmo objetivo apresentamos ao mercado o primeiro relógio de ponto que dá indicações faladas aos utilizadores. Esta linha de software que continua a evoluir até aos dias de hoje, deu-nos confiança na ferramenta para começar a desenvolver o novo software de gestão em finais de 2005.
Ao mesmo tempo que mantínhamos e evoluíamos a versão em COBOL, preparamos e desenvolvemos o novo software que veio a ser conhecido como inWork.
Inicialmente previsto para ser apresentado e implementado gradualmente em 2010, houve necessidade de antecipar este calendário devido à obrigatoriedade de certificar pela AT, o software de emissão de documentos.
Esta foi uma fase crítica na vida da S2L. Com uma variedade de software muito alargada e com implementações complexas em muitos clientes, vimos-nos obrigados a implementar o novo software ainda com várias lacunas que tínhamos dificuldade em suprir em tempo útil.
Realço e agradeço a confiança que a grande maioria dos clientes teve na S2L e nos permitiu cumprir a tarefa de substituir todo o software de emissão de documentos dentro do prazo previsto pela Autoridade Tributária.
Sempre com a preocupação de estar junto dos nossos clientes promovemos eventos regulares, dos quais destaco, “um dia com Paulo de Vilhena” e a apresentação da versão 20 do inWork ERP que juntaram mais de uma centena de participantes cada.
Ao longo da sua existência o software de gestão inWork foi ganhando progressivamente novos módulos, funcionalidades e ferramentas de customização sendo nesta altura um dos softwares de gestão mais completos e versáteis existentes no mercado. Destaco módulos como a webstore que nos permite criar uma loja online completamente mantida e integrada com os restantes módulos do ERP.
Com a criação do setor de design e webdesign em 2018, podemos oferecer novos serviços aos nossos clientes ao mesmo tempo que nos permitiu redefinir a imagem corporativa bem como o aspeto gráfico do software e ainda reforçar a nossa presença nos meios digitais.
Confiante no seu software, a S2L, em 2017 decidiu alargar a sua área comercial através da angariação de parceiros. Neste momento já temos parceiros em algumas áreas do país, um representante em Angola e continuamos a alargar a nossa área de influência.
Na S2L continuamos a acreditar que as empresas são o motor do desenvolvimento económico e social, em parceria fica mais fácil de alcançar.
![S2L - Quem somos S2L - Quem somos](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2022/08/Quem_somos_Pagina_3_S2L_Software_Sistemas_2022.jpg)
![S2L - Quem somos S2L - Quem somos](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2022/08/Quem_somos_Pagina_1_S2L_Software_Sistemas_2022.jpg)
![S2L - Quem somos S2L - Quem somos](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2022/08/Quem_somos_Pagina_4_S2L_Software_Sistemas_2022.jpg)
![Missão Missão](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2024/06/Missao_Website_S2L.png)
MISSÃO
Temos como missão fornecer ao mercado soluções de gestão baseadas em tecnologias de informação e comunicação, numa relação qualidade/preço que permita o estabelecimento de sinergias para aumentar a eficácia e competitividade, disponibilizando para o efeito ferramentas de apoio à decisão que permitam a obtenção de ganhos de produtividade e a criação de valor para os seus clientes e parceiros.
![Visão Visão](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2024/06/Visao_Website_S2L.png)
VISÃO
Pretendemos ser uma empresa fornecedora de software de apoio à decisão de referência nacional, fazendo do desejo constante de ir mais além uma filosofia de vida, tendo como objetivo criar condições estruturais, sociais e financeiras para alargar para uma expressão internacional. Queremos oferecer software de gestão inovador para impulsionar o progresso e o sucesso empresarial das empresas.
Equipa
A S2L orgulha-se de ter uma equipa competente e profissional
![Francisco Machado Francisco Machado](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Francisco_Machado_S2L.jpg)
Francisco Machado
Administração
![Abel Pina Abel Pina](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Abel_Pina_S2L.jpg)
Abel Pina
Administração
![Isabel Almeida Isabel Almeida](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Isabel_Almeida_S2L.jpg)
Isabel Almeida
Assistência Software
![David Costa David Costa](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/David_Costa_S2L.jpg)
David Costa
Desenvolvimento Software
![Valter Teixeira Valter Teixeira](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Valter_Teixeira_S2L.jpg)
Valter Teixeira
Técnico Implementador
![Paulo Aguiar Paulo Aguiar](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Paulo_Aguiar_S2L.jpg)
Paulo Aguiar
Gestor de Clientes
![Manuel Martins Manuel Martins](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Manuel_Martins_S2L_Software_Sistemas.jpg)
Manuel Martins
Técnico Implementador
![Rui Marques Rui Marques](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Rui_Marques_S2L.jpg)
Rui Marques
Desenvolvimento Software
![Ana Castro Ana Castro](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Ana_Castro_S2L.jpg)
Ana Castro
Administrativa
![Eduardo Pereira Eduardo Pereira](https://s2l.pt/wp-content/uploads/2021/10/Eduardo_Pereira_S2L.jpg)
Eduardo Pereira
Gestor de Parceiros