Conheça a história da
S2L Software e Sistemas
No final da década em que as empresas em Portugal começaram a informatizar as tarefas administrativas mais básicas e que se assistiu a um definhamento dos sistemas fechados, com sistemas operativos e programas proprietários, um grupo de jovens inconformados e corajosos uniram-se numa visão de desenvolvimento de um software de gestão que permitisse às empresas uma gestão mais facilitada e eficaz. Estávamos em 1990 e assim nasceu a S2L.
Ainda nesse ano, foi feita a primeira apresentação do software e o consequente negócio de software de gestão. Essa empresa, primeiro cliente, ainda hoje trabalha com o software desenvolvido pela S2L, muito embora com nova gerência que substituiu o saudoso dono.
Na primeira metade da década de 90 a aposta foi no desenvolvimento de novos módulos permitindo que o software de gestão abrangesse as diferentes áreas das empresas dos nossos clientes. Com o desenvolvimento em COBOL, linguagem mais usada para desenvolvimento de aplicações de gestão, alargamos também para setores de atividade com necessidades operacionais mais específicas, como o caso de adegas e empresas de recolha e transformação de produtos lácteos.
Desde a sua génese que o software SLSoft incluiu vários mecanismos inovadores de adaptação às necessidades dos clientes. Destes realço o menu e as listagens configuráveis pelo utilizador. Estes elementos deram a maleabilidade o software que os utilizadores tanto apreciaram.
Eis que, na aproximação à passagem para o século XXI surge o famoso bug do milénio. Resumidamente o bug do milénio consistiu na dificuldade dos sistemas de processar o ano 00 resultante da utilização, praticamente universal, dos últimos dois dígitos do ano para o representar, assim, a data de 01 de janeiro de 2000 seria representada por 01/01/00.
Tal como todas as software house tivemos necessidade de rever e corrigir as várias centenas de milhares linhas de código que nessa altura já compunham a nossa gama de software.
Foi nessa altura que a S2L substituiu todo o software instalado nos clientes por uma nova versão, que além de responder a este problema tinha também novas funcionalidades e algumas melhorias no seu aspeto gráfico.
No início do século a utilização do software de gestão começa a expandir-se para as diferentes áreas da empresa, deixando definitivamente de estar confinado ao escritório. É nesse contexto que começamos a desenvolver o software de gestão documental. Este software foi apresentado ao público em 2002 no grande evento, FORTECH, que a S2L promoveu em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu.
Nesta altura começou a ser notório que a linguagem de desenvolvimento COBOL, que suportava o nosso software de gestão, demorava a adaptar-se aos novos paradigmas da computação quer seja ao desenvolvimento para ambiente gráfico quer seja a utilização de bases de dados relacionais.
Já nas novas instalações que a S2L passou a ocupar em finais de 2001 e com o objetivo de testar a nova ferramenta de desenvolvimento, foi desenvolvido o software de POS que teve a sua primeira instalação no final de 2003. Em 2004 e com o mesmo objetivo apresentamos ao mercado o primeiro relógio de ponto que dá indicações faladas aos utilizadores. Esta linha de software que continua a evoluir até aos dias de hoje, deu-nos confiança na ferramenta para começar a desenvolver o novo software de gestão em finais de 2005.
Ao mesmo tempo que mantínhamos e evoluíamos a versão em COBOL, preparamos e desenvolvemos o novo software que veio a ser conhecido como inWork.
Inicialmente previsto para ser apresentado e implementado gradualmente em 2010, houve necessidade de antecipar este calendário devido à obrigatoriedade de certificar pela AT, o software de emissão de documentos.
Esta foi uma fase crítica na vida da S2L. Com uma variedade de software muito alargada e com implementações complexas em muitos clientes, vimos-nos obrigados a implementar o novo software ainda com várias lacunas que tínhamos dificuldade em suprir em tempo útil.
Realço e agradeço a confiança que a grande maioria dos clientes teve na S2L e nos permitiu cumprir a tarefa de substituir todo o software de emissão de documentos dentro do prazo previsto pela Autoridade Tributária.
Sempre com a preocupação de estar junto dos nossos clientes promovemos eventos regulares, dos quais destaco, “um dia com Paulo de Vilhena” e a apresentação da versão 20 do inWork ERP que juntaram mais de uma centena de participantes cada.
Ao longo da sua existência o software de gestão inWork foi ganhando progressivamente novos módulos, funcionalidades e ferramentas de customização sendo nesta altura um dos softwares de gestão mais completos e versáteis existentes no mercado. Destaco módulos como a webstore que nos permite criar uma loja online completamente mantida e integrada com os restantes módulos do ERP.
Com a criação do setor de design e webdesign em 2018, podemos oferecer novos serviços aos nossos clientes ao mesmo tempo que nos permitiu redefinir a imagem corporativa bem como o aspeto gráfico do software e ainda reforçar a nossa presença nos meios digitais.
Confiante no seu software, a S2L, em 2017 decidiu alargar a sua área comercial através da angariação de parceiros. Neste momento já temos parceiros em algumas áreas do país, um representante em Angola e continuamos a alargar a nossa área de influência.
Na S2L continuamos a acreditar que as empresas são o motor do desenvolvimento económico e social, em parceria fica mais fácil de alcançar.
MISSÃO
Temos como missão fornecer ao mercado soluções de gestão baseadas em tecnologias de informação e comunicação, numa relação qualidade/preço que permita o estabelecimento de sinergias para aumentar a eficácia e competitividade, disponibilizando para o efeito ferramentas de apoio à decisão que permitam a obtenção de ganhos de produtividade e a criação de valor para os seus clientes e parceiros.
VISÃO
Pretendemos ser uma empresa fornecedora de software de apoio à decisão de referência nacional, fazendo do desejo constante de ir mais além uma filosofia de vida, tendo como objetivo criar condições estruturais, sociais e financeiras para alargar para uma expressão internacional. Queremos oferecer software de gestão inovador para impulsionar o progresso e o sucesso empresarial das empresas.
Equipa
A S2L orgulha-se de ter uma equipa competente e profissional
Francisco Machado
Administração
Abel Pina
Administração
Isabel Almeida
Assistência Software
David Costa
Desenvolvimento Software
Valter Teixeira
Técnico Implementador
Paulo Aguiar
Gestor de Clientes
Manuel Martins
Técnico Implementador
Rui Marques
Desenvolvimento Software
Ana Castro
Administrativa
Eduardo Pereira
Gestor de Parceiros