Chamadas do seu banco? Cuidado, pode ser “Spoofing”
Os ciberataques estão a tornar-se cada mais mais arrojados e perigosos. Mesmo através de chamadas telefónicas de números aparentemente legítimos e reconhecíveis, é necessário exercer extrema cautela, pode estar enfrentando uma tentativa de fraude por telefone que, se não for detetada a tempo, poderá resultará numa fraude bancária.
Suponha que recebe uma chamada de um número que parece familiar. A princípio, parece ser uma chamada do seu banco, solicitando uma série de informações devido a uma suposta situação de risco com o seu cartão ou conta bancária. No final da chamada, o seu dinheiro desaparece completamente, graças a uma transferência não autorizada realizada online.
Estes tipos de ataques são reais e estão a tornar-se cada vez mais sofisticados. Um desses ataques, conhecido como “spoofing”, é capaz de ludibriar o consumidor menos atento. Saiba o que isso envolve e como se deve proteger contra esse tipo de fraude.
Mas o que é o “Spoofing”?
O “Spoofing” é essencialmente uma forma de falsificação de identidade, com o objetivo de obter informações pessoais. Esta prática pode ser realizada de diversas maneiras, incluindo a criação de sites falsos, o envio de e-mails fraudulentos, chamadas telefónicas, mensagens de texto falsas e até mesmo através do endereço de IP do seu dispositivo.
Neste tipo de ciberataques, o golpe principal envolve a realização de uma chamada telefónica na qual o número exibido no seu telemóvel é falsificado para parecer ser o número de uma instituição bancária legítima, com a qual você mantém uma conta. O consumidor é então persuadido a divulgar senhas de acesso e outros dados de segurança utilizados para aceder ao sistema de homebanking, ou até mesmo a realizar transferências bancárias.
No esquema de “spoofing”, o hacker passa-se por um funcionário do banco e geralmente cria uma falsa sensação de urgência, alegando que os dados do consumidor estão em risco e que medidas imediatas são necessárias para proteger a conta. Como resultado, são solicitadas informações confidenciais, como códigos de acesso e dados pessoais, que são posteriormente utilizados para retirar fundos, fazer pagamentos ou efetuar transferências bancárias não autorizadas.
Recebeu uma alegada “chamada” do seu banco e não sabe como proceder? Nós explicamos!
É de extrema importância estar preparado para lidar com tais circunstâncias. Um princípio fundamental é nunca partilhar informações pessoais por telefone, SMS ou e-mail, independentemente da credibilidade aparente do remetente.
Se sentir que estão a solicitar informações pessoais durante uma chamada, pode simplesmente desligar, especialmente porque, devido a esquemas como o “spoofing”, torna-se extremamente difícil distinguir entre uma chamada legítima de uma chamada falsa.
Em casos como tentativas de burla, é crucial não divulgar quaisquer dados pessoais durante tais chamadas. Desligue a chamada e entre em contato com o seu banco, ou se preferir, vá pessoalmente até a agência bancária e fale com o seu gestor de conta sobre o sucedido.
Além disso, é importante denunciar a situação. Ao alertar outros consumidores sobre estas práticas, podemos ajudar a prevenir que mais consumidores caiam em golpes como o “Spoofing”.
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